terça-feira, 25 de setembro de 2012

Lançamento da Revista Pedagógica do IEMG - Noticias na internet


Artigos

Chromos recebe homenagem durante lançamento da Revista IEMG

Este artigo foi originalmente publicado no seguinte site:

Nesta terça-feira, 25/09, o presidente da Rede Chromos de Ensino, Sr. Valter B. Teixeira, participou da Cerimônia de lançamento da Revista do Instituto de Educação de Minas Gerais, onde foi homenageado pelo apoio e patrocínio da publicação tão sonhada e esperada por educadores e alunos da instituição.

A Revista
Criada pelos professores, com o auxilio dos alunos da escola, a revista conta um pouco dos mais de 100 de história do Instituto, seus projetos e curiosidades. “É uma revista que tem como objetivo trabalhar e discutir práticas pedagógicas. É uma publicação acadêmica e fruto de muita pesquisa”, ressalta o integrante do Conselho da Revista e professor de História, Ronaldo Campos.

A produção da revista teve início em 2006, ano em que a escola completou 100 anos. “Ela começou a ser organizada no ano do centenário. Para as comemorações começamos a fazer pesquisas e levantamento de fontes. Com os alunos, fazíamos pesquisas em sala de aula para que eles pudessem conhecer a história”, afirma Ronaldo Campos.
Depois de seis anos de pesquisas, a publicação apresenta uma galeria dos diretores da escola, a história do IEMG, curiosidades sobre o prédio, além dos projetos desenvolvidos pela instituição. “A revista se compromete com a qualidade e a inovação do ensino. É um convite aos alunos e à população para que eles possam conhecer o IEMG”, destacou o diretor da escola, Orivaldo Diogo.

A publicação será distribuída para alunos e entidades que fazem parte da história da escola. Ao todo, foram impressos seis mil exemplares e a ideia é que este ano ainda sejam confeccionadas mais duas edições.


Texto adaptado: blog.educacao.mg.gov.br

terça-feira, 18 de setembro de 2012

UM SALTO PARA O FUTURO



A Missão da Revista Pedagógica do IEMG



Produzir uma revista com a missão de viabilizar o registro público da história, da memória, do conhecimento e da sua preservação; publicar resultados de investigações que envolva ideias e novas propostas relacionada a história e a memória do IEMG; disseminar as experiências e projetos pedagógicos, bem como demais informações e saberes gerados dentro da escola; agilizar o processo de comunicação na área da educação na capital mineira.

O desenvolvimento da revista busca estimular no público (tanto interno como externo) o hábito de observar e participar da construção da história, da identidade e da memória do Instituto de Educação de Minas Gerais

do público-alvo da revista é composto por alunos, ex-alunos, professores e todas as pessoas interessadas em conhecer a história do Instituto de Educação de Minas Gerais e da cidade de Belo Horizonte.


Objetivos da Revista Pedagógica do IEMG

Entender o significado e a importância da história do IEMG para possibilitar a preservação material e imaterial do legado da antiga Escola Modelo Normal.
Construir um processo educativo para o conhecimento e a valorização da herança cultural, proporcionando o conhecimento sobre o patrimônio cultural local.
Pensar na escola como espaço de mediação cultural, ressaltando a sua centralidade nos processos de desenvolvimento cultural e educacional.
Desenvolver a comunicação entre todas as áreas do Instituto de Educação de Minas Gerais com a comunidade escolar e com toda a sociedade.
Gerar redes de integração para o exercício da cidadania e responsabilidade perante o patrimônio cultural.


Imagens do iemg



a revista


Desde o início da sua história, a missão do Instituto de Educação de Minas Gerais (IEMG) foi pensar a instrução pública. Buscou-se alcançar um novo modelo de formação do professor e indicar novos rumos para a educação do nosso Estado. A escola se tornou uma grande arma da transformação da sociedade brasileira. O que exigiu dos seus diretores uma postura dinâmica e empreendedora que une tradição e modernidade, isto é, um salto para o futuro sem negligenciar a realidade presente e sem esquecer tudo aquilo que foi consolidado no passado.
O lançamento da Revista Pedagógica do IEMG, no próximo dia 25 de setembro (terça feira) tem por objetivo criar um amplo debate acerca dos problemas educacionais no Brasil. O nosso objetivo é criar (através da revista) um canal próprio de divulgação, que possa contribuir para esse debate, trazendo o aporte da pesquisa e da reflexão metódica sobre os assuntos educacionais




O diretor do Instituto de Educação de Minas Gerais (IEMG), Orivaldo Diogo tem o prazer de convidar para o lançamento da “Revista Pedagógica do IEMG”

Dia 25 de setembro de 2012 (terça feira)
Horário: 10:30
Local: Auditório do Instituto de Educação de Minas Gerais (IEMG)

Rua Pernambuco, 47 – bairro Funcionários




quinta-feira, 13 de setembro de 2012



A universalização da educação no nosso país é bastante recente. Só há pouco tempo passou a ser vista como prioridade.  O Brasil se modernizou, transformando o que antes era atraso em progresso e desenvolvimento. Hoje temos “fome de saber”, mas muitas vezes o brasileiro vê uma oportunidade que não pode abraçar, pois, lhe falta a formação profissional (ou cultural) adequada. Nessa situação, o professor é o protagonista da transformação social. É aquele que traz a tradição e ao mesmo tempo busca a inovação. O conhecimento vai além da definição, classificação, descrição e estabelecimento de correlações dos fenômenos da realidade social.  E, pelos desafios impostos pela vida cotidiana, a educação é um processo de vida e não simplesmente uma preparação para o futuro. Em outras palavras, a escola deve representar a vida prática, presente, do cotidiano.
Hoje em dia, pode-se definir o Instituto de Educação de Minas Gerais (IEMG) como uma escola múltipla, inclusiva e democrática. Esta enfatiza, por meio de uma prática fundamentada teoricamente e embasada na realidade concreta, a formação consciente e crítica dos educandos. O modo de ensinar e aprender não é mais visto como algo estanque e imutável. Não existe mais uma verdade pronta, única e inquestionável. O conhecimento é dinâmico e fruto de um processo de mudanças e inovações, onde, a educação é vista como um direito universal e fundamental, necessário para a construção de relações autônomas e para garantia de uma política de efetivação de uma cidadania plena. Por sua vez, esse processo educativo também exige a ampliação do acesso de todos à educação, mediante ao aperfeiçoamento (e a ampliação) das condições de inserção, permanência e sucesso na educação.
O sucesso dessa proposta educativa não se restringe apenas no grande destaque dos alunos do IEMG nos concursos de vestibular das mais importantes universidades brasileiras ou no ENEM, mas pode ser visto também na forma como esses jovens são inseridos na sociedade. Não são seres passivos, mas sujeitos que são responsáveis pela construção do seu próprio destino.

A REVISTA DO IEMG



APRESENTAÇÃO


Esta revista nasce de um projeto que foi gestado desde a época das comemorações do centenário de fundação da Escola Normal de Belo Horizonte (o atual Instituto de Educação de Minas Gerais). Resulta de um processo de amadurecimento, que, nos últimos anos, buscou o desenvolvimento quantitativo e qualitativo da nossa instituição de ensino. A equipe que desenvolveu esse projeto é formada por Ângela Teles, Ronaldo Campos e Rosa Maria Vicente Ribeiro[1].
A oportunidade de realizar uma nova revista de educação não se explica somente pelas necessidades internas do IEMG. Mas também pode ser apresentada no fato de que, nos dias de hoje, os problemas educacionais no Brasil não são mais problemas apenas dos educadores. Tornaram-se, pela sua gravidade e pelo impacto que provocam em outras áreas da sociedade, problemas nacionais, sobre os quais todos opinam e decidem: políticos, administradores públicos, profissionais e pesquisadores de outros campos, empresários, organizações da sociedade civil, entre outros. Nesse contexto, é importante que o IEMG tenha um canal próprio de divulgação, que possa contribuir para esse debate, trazendo o aporte da pesquisa e da reflexão metódica sobre os assuntos educacionais.
Por todos esses motivos, é com muita alegria que entregamos à população de Belo Horizonte a primeira edição da “Revista Pedagógica do Instituto de Educação de Minas Gerais”.  Esta publicação é um belo convite aos alunos, professores, funcionários e comunidade em geral de Belo Horizonte e do nosso Estado para conhecer uma das mais importantes instituições públicas de ensino através de um trabalho criterioso de pesquisa. A “Revista Pedagógica do Instituto de Educação de Minas Gerais” é para você um presente e uma oportunidade de conhecer um pouco mais a beleza e a riqueza dessa escola centenária


[1] Ângela Teles é natural de Monte Azul (MG). Formada em pedagogia pela PUC-MG. Tem pós-graduação em Metodologia do Ensino Superior e de Orientação educacional. Trabalhou na PUC-MG  como coordenadora de aulas de psicologia dos cursos emergências e na extensão da Faculdade de Ciências Humanas de Pedro Leopoldo
Ronaldo Campos é graduado em História e Filosofia pela FAFICH\UFMF. Tem mestrado em estética e filosofia da arte. Leciona no Instituto de Educação e no UNI-BH.
Rosa Maria Vicente Ribeiro foi aluna do IEMG e se formou em magistério no ano de 1968. É bacharel em artes plásticas pela Guignard, tem licenciatura plena em educação artística, artes plásticas e arquitetura de interiores pela FUMA (UEMG). Cursou desenho, estilismo e fotografia (pelo CENEX\UFMG). É professora do IEMG desde 1992.