quinta-feira, 27 de setembro de 2012

PROJETO: EDUCAÇÃO E PATRIMÔNIO: ESCOLAS TOMBADAS DE BELO HORIZONTE





PROJETO: EDUCAÇÃO E PATRIMÔNIO: ESCOLAS TOMBADAS DE BELO HORIZONTE

O projeto “Educação e Patrimônio – Escolas tombadas” foi fruto de uma parceria entre o IEPHA, órgão vinculado ao Sistema Estadual de Cultura de Minas Gerais, e o Instituto de Educação de Minas Gerais (IEMG) com o apoio do Museu da Escola de Minas Gerais (na época, instalado no Salão Nobre do IEMG). A equipe foi formada pelos os seguintes professores: Rosa Ribeiro, Ronaldo Campos, Marília Júnia de Andrade, Maria Inez Gonçalves Silva Lima, Sônia Aroeira, Sueli Gonçalves da Mata, Cesaltina e Luiz Carlos Tomich.
O seu objetivo principal é o de produzir uma atividade permanente de sensibilização e educação do olhar da comunidade escolar frente ao patrimônio histórico, cultural e artístico. Foi iniciado no ano de 2008 e teve prosseguimento nos anos seguintes.
No seu primeiro ano, o tema escolhido foi “Educação Patrimonial: Nossas Histórias no Instituto de Educação de Minas Gerais”.  E teve como objetivos: construir com os atores sociais do IEMG um processo educativo para o conhecimento e a valorização da herança cultural, proporcionando o conhecimento sobre o patrimônio da nossa cultural local; e uma atitude de conceber a escola como espaço de mediação cultural, ressaltando a sua centralidade nos processos de desenvolvimento cultural e educacional; e, gerar redes de integração para o exercício da cidadania e responsabilidade perante o patrimônio cultural.

No ano seguinte, o tema proposto para o projeto Educação e Patrimônio – Escolas tombadas” foi “Gente de Cultura”. Este implicou numa metodologia específica para cada uma das escolas tombadas de Belo Horizonte e foi iniciado com uma oficina inaugural com professores e alunos. O seu intuito era o de capacitar um grupo de agentes culturais para disseminar entre os outros alunos bons gestos que devem ser seguidos, imitados, copiados, aprendidos, assimilados, multiplicados, etc. A principal estratégica foi de incentivar o aluno falar para o colega sobre a escola que gostaria de ter. Os alunos apresentaram o resultado do trabalho de um ano inteiro num evento dividido em duas partes, a saber: “Sala de Sentimentos Instituto de Educação” no formato de um túnel do tempo, seguido, pela apresentação musical denominada “Presente no Instituto Educação”, show musical da banda de rock dos alunos representando os dias atuais.

Paralelamente, no mesmo ano, o projeto “Educação e Patrimônio – Escolas tombadas”, com a temática “Conhecer para preservar - Sujeitos da Memória” foi desenvolvido junto aos funcionários da limpeza, manutenção e administração do Instituto de Educação de Minas Gerais (IEMG).  Esse projeto surgiu a partir da ideia de que para preservar é necessário também dar relevância, destaque, importância, utilidade, publicidade para os bens histórico e artísticos tombados. Ou seja, para preservar é necessário conhecer a importância histórico-cultural dos bens patrimoniais do IEMG para motivar o desejo de preservar esses bens. Fortalecendo a auto estima e motivando os profissionais responsáveis pela limpeza e manutenção do IEMG através do reconhecimento e valorização da importância do trabalho deles em todo processo
Projeto de física
O projeto de física orientado e executado pelo professor Alfonso Chincaro tem por objetivo despertar nos alunos do terceiro ano do ensino médio a curiosidade e o interesse pela investigação cientifica a partir de pesquisas executadas pelos alunos. Desenvolvendo habilidades e competências fundamentadas no interesse, no senso critico e na cooperação\inter-relação entre eles. Buscando uma relação mais próxima com a física e procurando mostrar para a comunidade onde a escola se insere.


Outros projetos
Também podem ser destacados outros projetos desenvolvidos pelos professores do IEMG. Como por exemplo, o trabalho desenvolvido pela professora Norma Ávila, intitulado “Geografia da industrialização, com visita a grandes empresas como a FIAT e a VALE do Rio Doce. As professoras de geografia do ensino fundamental, Aparecida e Regina, apresentaram o “Conexão IEMG” um projeto que buscava desenvolver os talentos individuais dos alunos simultaneamente proporcionava a conscientização diante das questões culturais e ambientais do mundo contemporâneo. O professor de história, Antônio Amaro desenvolve pesquisas de campo e visitas orientadas às cidades históricas de Minas Gerais; ao Circuito das Grutas e outros espaços culturais. A professora Regiane do Curso Fundamental trabalha questões vinculadas a sustentabilidade, responsabilidade social e ecologia a partir do projeto de reciclagem. Os alunos transformam em arte elementos que seriam descartados pela nossa sociedade de consumo. 

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