PROJETO: EDUCAÇÃO E PATRIMÔNIO: ESCOLAS TOMBADAS DE
BELO HORIZONTE
O projeto “Educação e Patrimônio
– Escolas tombadas” foi fruto de uma parceria entre o IEPHA, órgão vinculado ao
Sistema Estadual de Cultura de Minas Gerais, e o Instituto de Educação de Minas
Gerais (IEMG) com o apoio do Museu da Escola de Minas Gerais (na época,
instalado no Salão Nobre do IEMG). A equipe foi formada pelos os seguintes
professores: Rosa Ribeiro,
Ronaldo Campos, Marília Júnia de Andrade, Maria Inez Gonçalves Silva Lima,
Sônia Aroeira, Sueli Gonçalves da Mata, Cesaltina e Luiz Carlos Tomich.
O seu objetivo principal é o de produzir uma
atividade permanente de sensibilização e educação do olhar da comunidade
escolar frente ao patrimônio histórico, cultural e artístico. Foi iniciado no
ano de 2008 e teve prosseguimento nos anos seguintes.
No seu
primeiro ano, o tema escolhido foi “Educação
Patrimonial: Nossas Histórias no Instituto de Educação de Minas Gerais”. E teve como objetivos: construir com os
atores sociais do IEMG um processo educativo para o conhecimento e a
valorização da herança cultural, proporcionando o conhecimento sobre o
patrimônio da nossa cultural local; e uma atitude de conceber a escola como
espaço de mediação cultural, ressaltando a sua centralidade nos processos de
desenvolvimento cultural e educacional; e, gerar redes de integração para o
exercício da cidadania e responsabilidade perante o patrimônio cultural.
No ano
seguinte, o tema proposto para o projeto Educação e Patrimônio – Escolas
tombadas” foi “Gente de Cultura”. Este implicou numa metodologia específica para cada
uma das escolas tombadas de Belo Horizonte e foi iniciado com uma oficina
inaugural com professores e alunos. O seu intuito era o de capacitar um grupo
de agentes culturais para disseminar entre os outros alunos bons gestos que
devem ser seguidos, imitados, copiados, aprendidos, assimilados, multiplicados,
etc. A principal estratégica foi de incentivar o aluno falar para o colega sobre
a escola que gostaria de ter. Os alunos apresentaram o resultado do trabalho de
um ano inteiro num evento dividido em duas partes, a saber: “Sala de Sentimentos Instituto de Educação”
no formato de um túnel do tempo, seguido, pela apresentação musical denominada
“Presente no Instituto Educação”, show
musical da banda de rock dos alunos representando os dias atuais.
Paralelamente, no mesmo ano, o
projeto “Educação e Patrimônio –
Escolas tombadas”, com a temática “Conhecer para preservar - Sujeitos da
Memória” foi
desenvolvido junto aos funcionários da limpeza, manutenção e administração do
Instituto de Educação de Minas Gerais (IEMG).
Esse projeto surgiu a partir da ideia de que para preservar é necessário
também dar relevância, destaque, importância, utilidade, publicidade para os
bens histórico e artísticos tombados. Ou seja, para preservar é necessário
conhecer a importância histórico-cultural dos bens patrimoniais do IEMG para
motivar o desejo de preservar esses bens. Fortalecendo a auto estima e motivando
os profissionais responsáveis pela limpeza e manutenção do IEMG através do
reconhecimento e valorização da importância do trabalho deles em todo processo
Projeto de física
O projeto de física orientado
e executado pelo professor Alfonso Chincaro tem por objetivo despertar nos
alunos do terceiro ano do ensino médio a curiosidade e o interesse pela
investigação cientifica a partir de pesquisas executadas pelos alunos.
Desenvolvendo habilidades e competências fundamentadas no interesse, no senso
critico e na cooperação\inter-relação entre eles. Buscando uma relação mais
próxima com a física e procurando mostrar para a comunidade onde a escola se
insere.
Outros projetos
Também podem ser destacados
outros projetos desenvolvidos pelos professores do IEMG. Como por exemplo, o
trabalho desenvolvido pela professora Norma Ávila, intitulado “Geografia da
industrialização, com visita a grandes empresas como a FIAT e a VALE do Rio
Doce. As professoras de geografia do ensino fundamental, Aparecida e Regina, apresentaram
o “Conexão IEMG” um projeto que buscava desenvolver os talentos individuais dos
alunos simultaneamente proporcionava a conscientização diante das questões
culturais e ambientais do mundo contemporâneo. O professor de história, Antônio
Amaro desenvolve pesquisas de campo e visitas orientadas às cidades históricas
de Minas Gerais; ao Circuito das Grutas e outros espaços culturais. A
professora Regiane do Curso Fundamental trabalha
questões vinculadas a sustentabilidade, responsabilidade social e ecologia a
partir do projeto de reciclagem. Os alunos transformam em arte elementos que
seriam descartados pela nossa sociedade de consumo.
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